14/01/2022 20:01:56 / Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão

Autor de ‘Lulismo Selvagem’, Rogério Skylab fala de música, política e história. Assista

Por Paulo Donizetti de Souza, da RBA

São Paulo – O músico e ensaísta Rogério Skylab é o entrevistado do linguista e comunicador Gustavo Conde nesta sexta-feira (14), no canal de YouTube da TVT. Skylab é cantor, compositor, violonista, letrista, poeta, ensaísta, ator, ex-apresentador de televisão, ex-bancário e produtor de discos. Seu estilo musical único é caracterizado pelo minimalismo e pelo ecletismo, e suas letras são permeadas de mordazes alusões à cultura popular, pessimismo, escatologia, niilismo e humor ácido (ele, porém, sempre negou com veemência que suas canções possuem fins cômicos).

O crítico musical Regis Tadeu assim o definiu: “Skylab é um exemplo inteligente de como dois elementos – “baixarias” e “sacanagens” – podem funcionar e fazer pensar. Unindo um esquisito lirismo politicamente incorreto levado a graus verborrágicos extremos e a um som frequentemente pesado e intenso, Skylab destila sua acidez mórbida com uma fisionomia tão insana quanto divertida”.

Lulismo selvagem

Skylab, no entanto, também é um dos mais agudos analistas políticos do país, tendo chamado a atenção com a série Desentrevista, realizada em parceria com Conde. A temporada de lives, com 14 episódios, contemplou a cena política, social e histórica no período mais dramático da ascensão do neofascismo brasileiro (2018-2019), na sequência do golpe de 2016 contra Dilma Rousseff e da prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Skylab montou uma biografia singular para comentar e analisar a convulsão social brasileira a partir das jornadas de 2013. Assim, articulou autores como Gilles Deleuze, Nietzsche, Hegel, Marx, Agamben, Bruno Cava, Moysés Pinto Neto, Guiseppe Coco, Ivana Bentes, Michel Serres, Marilena Chauí, Pierre Levy. Tudo dentro dos enquadres rigorosos acadêmicos, mas permeados pela ousadia de uma estética revolucionária – à altura do desafio de interpretar um momento histórico repleto de irracionalidades, espasmos autoritários e perplexidade.

A série Desentrevista resultou em um livro, igualmente singular, Lulismo Selvagem, editado pela Kotter e publicado em 2021. Na prisão, o ex-presidente Lula teve acesso à série de Skylab e Conde em tempo real e manifestou profundo interesse pelas ideias ali propostas, a ponto de enviar bilhetes para Skylab.

O post Autor de ‘Lulismo Selvagem’, Rogério Skylab fala de música, política e história. Assista apareceu primeiro em Rede Brasil Atual.