22/07/2021 08:19:35 / Editor: José Alfredo | Agência Rede PT Ribeirão

Vacinação lenta pode empurrar imunidade coletiva para 2022

Por Manuela Dorea

Foto: Lucas Landau

O Brasil ainda precisa aplicar 196 milhões de doses de vacinas para alcançar a imunização completa de toda a sua população adulta —ou 160 milhões de pessoas com mais de 18 anos.

Caso o ritmo atual se mantenha, o país alcançará a meta de imunizar 90% de seus 160 milhões de adultos, desejável para alcançar com segurança a imunidade coletiva, apenas no primeiro trimestre de 2022.

A conclusão é de um estudo feito por cientistas da USP, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com base em dados oficiais do Ministério da Saúde.

“A velocidade da vacinação obtida até agora, apesar de mais acelerada nas últimas semanas, ainda é inadequada ao cenário epidemiológico do país”, escrevem os cientistas.

Do total, 70 milhões de pessoas ainda não receberam nem sequer uma dose de vacina (44% do público alvo) e para elas precisam ser reservadas 140 milhões de doses. Outras 56 milhões (35% do total) já receberam a primeira dose e aguardam a segunda aplicação. Apenas 34 milhões (ou 21%) estão completamente imunizados.

O anúncio de novas metas por alguns governos, como a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos ainda neste ano e uma terceira dose para idosos, exigiria uma oferta muito maior de vacinas, ou cerca de 80 milhões a mais do que as até agora previstas pelo Ministério da Saúde para os próximos meses.

“Pode-se observar que a previsão de doses para julho e agosto (cerca de 100,9 milhões) é incompatível com metas de cobertura vacinal de adolescentes e terceira dose para idosos anunciadas para o início do segundo semestre de 2021”, seguem os cientistas em sua análise.

O Ministério da Saúde tem divulgado números grandiosos de entrega de vacinas para os meses de setembro a dezembro (363,6 milhões de doses), o que poderia ajudar na aceleração.

Mas os cientistas ponderam: “Por enquanto, as remessas têm sido constantemente reajustadas com menos quantidade do que as anteriormente anunciadas”.

“O estado de São Paulo e um consórcio de governos estaduais passaram a anunciar compras descentralizadas de vacinas, adicionais às entregues pelo Ministério da Saúde, mas ainda não há dados disponíveis sobre cronograma e quantidades”, completam os pesquisadores.

O boletim é assinado pelos professores Guilherme Loureiro Werneck, Ligia Bahia e Jéssica Pronestino de Lima Moreira, da UFRJ e da UERJ, e Mário Scheffer, da USP.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

 

 

O post Vacinação lenta pode empurrar imunidade coletiva para 2022 apareceu primeiro em Blog da Cidadania.